Qual plataforma usar? Google AdWords x Facebook Ads

Tempo de leitura: 6 minutos

Essa é uma dúvida pertinente que tem dividido opiniões dentro do marketing digital. Essas duas plataformas de anúncios têm trazido resultados consideráveis para empresas dos mais diversos segmentos, existe quem anuncia em uma única dessas plataformas e quem investe nas duas, mas, afinal, qual é a melhor plataforma para anunciar meu negócio? Google AdWords ou Facebook Ads?

 

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Google AdWords versus Facebook Ads

Antes de escolher em qual plataforma você construirá o anúncio do seu produto, serviço ou da sua empresa, é importante que você entenda as diferenças entre as duas para entender qual faz mais sentido de acordo com o seu objetivo e modelo de negócio.

Para começarmos, existe uma diferença vital entre as duas: as pessoas entram no Google para procurar alguma coisa, seja um produto/serviço ou alguma informação pertinente, tirar uma dúvida, adquirir informação. Em contrapartida, os usuários do Facebook acessam a rede social em busca de entretenimento e conteúdo leve, quase ninguém acessa o Facebook para comprar alguma coisa ou com uma real intenção de compra, mas isso não quer dizer que não acabe comprando!

Falando um pouco sobre o Google AdWords, existem diversas formas de anunciar dentro do Google, sendo elas:

  • Rede de Pesquisa – rede de pesquisa é quando o anúncio aparece entre os resultados de busca de um usuário, ou seja, o link acompanhado de uma breve descrição. Os anúncios em rede de pesquisa são os primeiros resultados que aparecem para o usuário e são demarcados com uma tag “anúncio” se diferenciando dos resultados orgânicos. A ordem e posição dos anúncios varia conforme a escolha de palavras-chave, orçamento e o próprio leilão realizado pelo Google.
  • Rede de Display – a rede de display é recomendada se você deseja exibir anúncios em websites ou aplicativos quando suas palavras-chave estiverem relacionadas ao conteúdo do site em questão.
  • Google Shopping – é indicado para produtos, visando intensificar o tráfego no seu site, e consequentemente, a compra dos produtos anunciados. Funciona tal qual um shopping online, onde o Google reúne os produtos selecionados através da pesquisa de palavras-chave e os exibe como em uma grande vitrine para que o usuário faça a sua escolha e suas pesquisas.

Além desses três principais tipos, ainda existem outros modos de anunciar no Google, modos que mesclam os modelos citados acima ou que trabalham com conteúdo em vídeo.

Conhecendo os tipos de anúncio do Google, você deve conhecer as duas principais formas de anunciar no Facebook:

  • Impulsionamento de publicações: é indicado para promover apenas um conteúdo em específico, fazendo-o aparecer no feed de notícias do público escolhido, misturando-se às publicações de amigos e de páginas seguidas pelo usuário. Existe a possibilidade de escolher a audiência de acordo com os filtros disponíveis no Facebook ou impactar amigos de pessoas que já curtem a sua página, além é claro dos seus próprios seguidores.
  • Criação de um anúncio no Facebook Ads – essa opção permite uma maior riqueza de detalhes e aplicações em filtros, permitindo que você disseque a sua audiência explorando a grande quantidade de filtros de comportamento, afinidades, etc.

E agora, como escolher? Google AdWords ou Facebook Ads?

Escolher uma das duas plataformas não é nada fácil, mas se você tiver um objetivo em mente e um público-alvo definido, fica mais fácil!

Seu maior objetivo é vender? Então o Google AdWords dá um passo à frente. A taxa de conversão nessa plataforma é mais alta que no Facebook, afinal, você atinge um usuário que de fato pesquisou sobre o produto ou serviço que você está oferecendo, além da taxa de visualizações também ser maior, você consegue impactar mais pessoas com o mesmo anúncio.

Agora, se o objetivo da sua empresa é criar uma relação com seus clientes, fazê-los interagir, consolidar a marca ou construí-la, o Facebook acaba se tornando o canal mais ideal. Nesse caso o retorno sobre o seu investimento acaba ficando mais difícil de calcular, já que o investimento acaba sendo contínuo e aplicado a longo prazo.

As duas plataformas são passíveis de testes e o resultado difere de empresa para empresa, por isso, vale a pena testar a veiculação de campanhas nas duas plataformas. Conforme falamos acima, a taxa de assertividade do Google é maior porque o seu anúncio é exibido para alguém que realmente tem interesse, mas isso também pode acontecer no Facebook.

Ao criar uma audiência detalhada com base nas personas da sua empresa, utilizando os filtros detalhados do Facebook Ads você pode montar um público suscetível a comprar seus produtos ou visitar o seu site, basta caprichar no anuncio e saber segmentar a sua audiência de forma correta.

Se você escolher o Google AdWords, lembre-se que existem diversas modalidades de anunciar e você precisar adequar seu conteúdo ao meio escolhido, também vale a pena fazer testes dentro das possibilidades de anúncio para ver qual tem um maior índice de conversão. É importante que antes de anunciar você estude as possibilidades para perceber qual tem mais relação com o seu negócio e com o seu objetivo específico.

Defina um orçamento, um prazo e coloque suas campanhas em veiculação, estude sua audiência e decida por um canal, então, faça quantos testes forem possíveis para aprimorar cada vez mais o seu modelo de anúncio, teste sua audiência e a forma de comunicação, investir em marketing digital pode significar um avanço significativo para sua empresa, no que diz respeito a aumentar o índice de vendas e consolidar a imagem da sua marca perante os usuários e clientes!

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Forte Abraço.

Cícero Lima

 

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