Marketing Digital pelo Facebook: Impulsionar ou criar anúncios?

Tempo de leitura: 6 minutos

Para aumentar a visibilidade do seu negócio com Marketing Digital é muito importante definir seus objetivos, metas e estratégias. Alinhado com está ideia, você deve testar possibilidades para entender como vender pelo Facebook, e hoje vamos apresentar as duas opções que você encontra nesta plataforma. Por isto reflita ao longo deste texto, e crie a sua estratégia para vender mais.

Você já deve ter pensando em anunciar seu produto ou serviço no Facebook, não é mesmo? Mas sempre fica aquela dúvida: devo impulsionar ou criar anúncios? Existem algumas diferenças entre impulsionar ou criar anúncios e a escolha ideal depende da particularidade de cada negócio e do objetivo que você tem em mente.

Nesse artigo, vamos falar sobre a diferença entre os dois tipos de promoção e qual é a mais adequada para o seu tipo de negócio levando em conta o seu objetivo final!

Ao final do texto, comenta o que você achou, certo?

Saiba mais sobre as 14 Táticas para aumentar as vendas com o Facebook

Impulsionar versus Criar Anúncio

Vamos começar lembrando que o impulsionamento não deixa de ser um tipo de anúncio! Quando você impulsiona determinado conteúdo no Facebook, você está destacando somente aquele conteúdo único. Esse tipo de ação é recomendado quando você deseja atrair a atenção dos usuários para um conteúdo específico, normalmente, visando cliques e curtidas nesse conteúdo em questão.

Um fato interessante e favor do impulsionamento é que as conexões de amigos podem acompanhar a interação realizada dentro daquele conteúdo, ou seja, podem ver o número de curtidas e comentários presentes, podendo assim aumentar a credibilidade ou atrair a atenção de novos olhares.

Já a criação de um anúncio contempla muitos detalhes que o impulsionamento não contém, e esses detalhes que farão toda a diferença quando você for fazer a sua escolha. A página de anúncios do Facebook ou Facebook Ads trabalha de maneira mais direta quanto ao objetivo da sua campanha. Isso é, ao criar um anúncio você tem algum objetivo em mente, deseja alcançar um resultado específico e o Facebook Ads consegue fazer um mapeamento dos objetivos mais comuns para direcionar melhor a sua campanha. Veja alguns dos principais objetivos:

  • Mais curtidas na sua página
  • Direcionar para o seu site
  • Anunciar um produto ou serviço específico

Outra diferença entre impulsionar e criar um anúncio é a especificidade de tempo. Na criação de anúncios você pode escolher o período em que deseja que esse anúncio seja veiculado, além de contar com a opção de pausar sua campanha, se necessário. Já o impulsionamento trabalha com datas fechadas: 1, 7 ou 14 dias.

O impulsionamento veicula o conteúdo direto pelo período que você escolheu nas configurações, já o anúncio pode ser veiculado apenas em dias ou horários específicos, ou seja, você tem a opção de deixá-lo rodando direto ou em momentos ideais. Essa é uma boa opção para empresas que trabalham em horários específicos. Selecionando essa opção, você garante que seu anúncio só aparecerá enquanto sua empresa estiver aberta e disponível para atender os possíveis comparadores ou clientes.

Então, objetivamente falando, o impulsionamento é ideal para destacar apenas um post em específico, normalmente é mais indicado para aumentar o alcance de um conteúdo e de uma publicação, enquanto o gerenciador de anúncios conta com uma infinidade maior de recursos e é mais indicado para conversões.

Como escolher o melhor modelo para o meu negócio?

Antes de responder a essa pergunta você precisa ter em mente, de maneira clara, quais são os seus reais objetivos ao anunciar no Facebook. Em que fase o seu negócio está atualmente? O que você deseja com isso? Aumentar o alcance dos seus conteúdos ou converter leads interessados no seu produto ou serviço?

Defina claramente esse objetivo em mente para fazer a escolha ideal. Nada lhe impede de trabalhar com os dois recursos de forma simultânea, tendo em mente quais são as particularidades de cada um e seus objetivos específicos.

Se você optou por fazer o impulsionamento de uma publicação, confira algumas dicas que podem te ajudar:

  • Faça testes no seu orçamento e no período de veiculação do seu conteúdo
  • Escolha sua audiência com cuidado. Você ainda pode optar por impactar “pessoas e curtiram a página e seus amigos”, esse é um recurso muito utilizado quando se trata de impulsionar um conteúdo, visto que o algoritmo do Facebook alterna a exibição, isso quer dizer que, uma pessoa que curtiu sua página não necessariamente visualiza todos os conteúdos que você posta, e impulsionar uma publicação pode ser a maneira ideal de impactar um curtidor da sua página e sugerir uma interação com a sua empresa.
  • Faça testes com as imagens e títulos dos conteúdos que você impulsiona, fazendo testes você pode descobrir tendências do seu público-alvo e assim criar publicações mais assertivas e que de fato conversem com seu público.

Se você optou por criar um anúncio utilizando o Facebook Ads, confira dicas que podem te ajudar a se dar bem na criação de anúncios:

  • O gerenciador de anúncios ofere muitas opções para definir sua audiência. Explore ao máximo o poder dessa ferramenta de segmentação, especifique ao máximo seu público, explore campos de interesse e comportamento e molde sua audiência com base nas suas personas e no seu público-alvo.
  • Pense em utilizar o formulário de contato, caso esteja promovendo um serviço. O Facebook conta com um formulário próprio que pode ser muito útil para aumento de conversões, coletando os dados básicos do usuário interessado para que o comercial da sua empresa entre em contato e inicie uma parceria
  • Lembre-se que o conteúdo que você utilizou para montar uma campanha no gerenciador de anúncios não aparecerá no feed da página da sua empresa, aparecerá apenas para a audiência que você definiu, então, se for um conteúdo interessante que pode ser aproveitado também na sua página, crie uma publicação secundária e veicule na sua página, assim o restante das pessoas terá acesso e o conteúdo ficará marcado na sua página com livre acesso.

Conseguiu entender um pouco sobre a diferença entre impulsionar ou criar um anúncio? Então revisite seus objetivos, escolha a melhor tática e use o Facebook para impulsionar os resultados do seu negócio!

E se esse conteúdo foi útil para você, deixe um comentário dizendo o que achou dele e compartilhe-o nas redes sociais.

Forte Abraço.

Cícero Lima

 

Empresário, gostou do conteúdo?

Quer dar um novo rumo ao seu negócio? Que tal iniciar algumas ações de Marketing Digital ainda hoje em seu negócio?

Conheça nosso E-book!

Baixe agora mesmo, de forma gratuita, e descubra 14 Táticas para aumentar as vendas com o Facebook.

👉 Receber E-book

Boa leitura 😉

Leitura complementar sobre Marketing Digital, também no Wikipedia.

Acompanhe nossas redes sociais:

Acesse aqui: Facebook

Acesse aqui: Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *