Como escalar as vendas com marketing digital?

Tempo de leitura: 7 minutos

Bem, já falamos ao longo dos primeiros textos que Marketing Digital pode ser sim uma estratégia para potencializar suas vendas, para isto é preciso enviar a Mensagem Certa para o Cliente Certo, correto?

Se você, Empresário, tem um negócio escalável, provavelmente já sentiu dificuldade em saber como e qual é a maneira eficaz de realizar essa escalação, não é? Pensando nisso, desenvolvemos um artigo que vai lhe mostrar como você pode escalar o seu negócio através do marketing digital, ou seja, como utilizar técnicas de marketing digital a seu favor para ajudá-lo nesse desafio! Confira:

Antes um aviso: comenta lá no final o que você achou deste artigo, me conta quais seus resultados com ações de Marketing Digital.

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Afinal, o que significa “escalar meu negócio com Marketing Digital’’?

Antes de começarmos, é importante que você entenda o que significa ter um negócio escalável, para só então descobrir como escalar o seu resultado com o marketing digital, certo?

Ter um negócio escalável significa gerar novas oportunidades de emprego, renda e impacto na sociedade, além de produzir quantidades replicáveis sem demandar novos recursos ou recursos extras. O termo “escalável” vem da palavra escala, que significa produzir repetidamente, em grande quantidade com ganho de produtividade, e também pode ser conhecido como produção em massa.

Negócios que oferecem soluções passíveis de customização ou personalização variando conforme a quantidade de horas trabalhadas não são considerados negócios escaláveis, ou seja, os valores são uma constante variável, pois cada projeto tem suas particularidades impactantes no valor final da venda, considerando ainda os gastos de produtividade individual de cada colaborador envolvido no projeto em questão.

Um modelo de negócio escalável a dependência de customizações, personalizações ou novas contratações são minimizados, permitindo um crescimento mais rápido e orientado, uma vez que as despesas são menores.  Ou seja, para ter um negócio escalável, é preciso avaliar se para o crescimento do negócio será necessário um aumento de colaboradores ou de investimento financeiro na mesma proporção.

A partir disso podemos entender que, antes de pensar em escalar seu negócio com marketing digital, você precisa saber se o seu negócio é realmente escalável. Então o primeiro passo é realizar essa investigação e pesquisa dentro do seu próprio negócio. Identificada a real possibilidade de escalar seu negócio, vamos te ensinar como fazer isso através do marketing digital!

Como escalar meu negócio com marketing digital

As ferramentas de marketing digital podem ajudá-lo a decidir como escalar o seu negócio, a seguir, vamos lhe dar algumas dicas de ações que podem ser aplicadas e como o marketing digital se aplica a cada uma delas!

 

  • Realizar a pesquisa e o diagnóstico do seu negócio

Você só vai realmente conseguir perceber o potencial de escalabilidade do seu negócio realizando uma análise crítica dos principais fatores que compõe qualquer negócio: produto/serviço oferecido, público-alvo, perfil de colaboradores, custos do processo e a concorrência.

Para realizar essas pesquisas você precisará de informações atualizadas e detalhadas, e as redes sociais podem te ajudar e muito nesse processo. Quando for analisar seu público-alvo, por exemplo, você pode utilizar as redes sociais para perceber o perfil de compra do seu público, conseguindo informações valiosas a partir de testes que você pode realizar.

Praticamente falando, você pode testar seu público-alvo com uma oferta publicada no LinkedIn, por exemplo. Ou seja, você produz um material rico (e-book, checklist, vídeo, etc) e lança no LinkedIn como uma oferta gratuita por tempo limitado, amarrando o download do material a um formulário de cadastrado do usuário interessado.

Ao baixar o material o usuário deverá preencher o formulário que você deve planejar com muita atenção, retendo informações que sejam realmente importantes para o seu negócio, por exemplo: idade, empresa onde trabalha, cargo, interesses, etc. As perguntas devem variar conforme a particularidade e objetivo de cada negócio.

Preenchendo esse formulário e baixando o material que você disponibilizou, o usuário lhe fornecerá informações importantes em troca de um conteúdo rico. No marketing digital esse tipo de oferta é chamado de isca. Nesse contexto você pode realizar diferentes testes com tipos de material diferentes e temas também distintos, até coletar informações suficientes sobre o seu público alvo.

 

  • Poder de disseminação

Se você está pensando em escalar seu negócio, provavelmente está interessado em crescer, não é? O marketing digital tem se mostrado um meio extremamente eficaz e com crescimento relativamente rápido se for bem aproveitado.

Se você cumpriu o primeiro passo e realizou pesquisas a respeito do seu negócio e seu público, provavelmente já deve ter em mente quais canais digitais você deve adentrar para impactar o seu público. Tendo os canais escolhidos, você precisa iniciar sua comunicação dentro deles para disseminar informações sobre a sua empresa para o maior número de pessoas possível, tornando sua empresa conhecida.

A disseminação pode ocorrer em diferentes canais, podendo ser: Facebook, YouTube, Instagram e o próprio Google. Assim como o seu negócio, cada canal possui suas particularidades de comunicação e usabilidade, por isso, antes de iniciar suas atividades dentro de um canal digital, primeiro você deve estudá-lo para descobrir qual a maneira ideal de navegar seguramente dentro dele.

 

  • Segmentar para otimizar

Com certeza você tem na ponta da língua qual o diferencial do seu negócio, não é? Fatalmente você tem um diferencial competitivo sobre os seus concorrentes e esse diferencial precisa ser exaltado para garantir seu crescimento.

Segmentação é a chave para otimizar o seu negócio. Então, novamente o marketing digital ganha uma vantagem em relação às outras mídias no que diz respeito a segmentação. Isso porque diversas ferramentas de marketing digital possuem um poder de segmentação incrível que pode ser explorado ao máximo para fins de otimização, escalabilidade e até mesmo vendas.

Vamos usar como exemplo um canal muito utilizado para esses fins: o Facebook. Ao realizar um anúncio ou um impulsionamento no Facebook você pode -e deve- fazer a segmentação do seu público-alvo. Dentre os inúmeros fatores de segmentações existentes dentro da ferramenta de anúncios do Facebook, os mais comuns são: hobbies, interesses, classe social, afinidades, regionalidade, comportamento, etc.

Olhar para o seu negócio com um pensamento crítico é um grande desafio, mas é essencial na hora de escalá-lo. Se você seguir o passo a passo e realizar testes frequentes, estará pronto para escalar seu negócio através do marketing digital e fazer mais com menos!

Me conta se esse conteúdo foi útil para você, deixe um comentário dizendo o que achou dele e compartilhe-o nas redes sociais.

Forte Abraço.

Cícero Lima

 

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