A jornada de compra do consumidor moderno

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As pessoas mudaram e seus hábitos acompanharam essas mudanças, inclusive, os hábitos de compra mudaram. Nesse artigo vamos falar sobre a jornada de compra do consumidor moderno, e se você realmente quer se conectar com as suas personas e alavancar o seu negócio, deve dedicar alguns minutos da sua atenção a esse assunto!

Simplificação Multimídia

Quase todos os dias temos notícia de uma nova rede social que está fazendo sucesso em algum lugar do mundo, ou um novo aplicativo que bombou e conquistou milhões de usuários apenas alguns dias depois do seu lançamento.

Esse cenário faz cada vez mais parte da vida do consumidor moderno: estar cada vez mais exposto a todo o tipo de mídia como canal para socializar, compartilhar, comprar, vender e praticar online quase todo o tipo de relação humana na vida em sociedade.

A simplificação entra nesse cenário como um divisor de águas. A palavra que pode resumir o consumidor moderno é: tempo! O valor ou a falta dele decidem várias coisas. Nesse caso, sabendo disso, a simplificação nada mais é que trabalhar em prol do tempo do consumidor moderno.

Ou seja, simplificar ao máximo sua vida, otimizar ao máximo o seu tempo, e consequentemente, se tornar essencial com o passar do tempo e, consequentemente, o aumento da dependência. Podemos observar esse fenômeno com tecnologias relativamente novas, inclusive.

Os carros, por exemplo. Não passam de uma tecnologia com objetivo de simplificação que conquistou quase todo o tipo de consumidor, e hoje, chega a ser considerado uma necessidade para inúmeras famílias ao redor do mundo.

Pensando nessa linha de raciocino e considerando que o consumidor moderno tem cada vez menos tempo, mídias, aplicativos e serviços que visam simplificar sua vida e economizar seu tempo, certamente terão alguns minutos da atenção desse consumidor tão ocupado.

O mundo digital e a jornada de compra do consumidor moderno

Ainda pensando nesse contexto da simplificação, outra coisa que brilha os olhos do consumidor moderno é a personalização! Em um mundo onde as relações humanas acontecem em grande parte no universo digital, personalizar o contato e torna-lo mais pessoal é uma missão difícil, mas que certamente tem valor aos olhos do seu consumidor.

Pensando em promover uma experiência de compra personalizada e até certo ponto única, toda a jornada de compra do consumidor moderno é mapeada e desmembrada, assim, o objetivo passa a ser tornar a comunicação o mais interativa possível.

Aproveitar-se do canal digital para receber um feedback do outro lado, trocar informações. Inclusive, pesquisas comprovam que o consumidor modero já possui um certo feeling, capaz de detectar quando as campanhas seguem o estilo de cross media.

Outros estudos levantados confirmaram que a possibilidade de um consumidor moderno curtir e seguir uma empresa a qual é cliente em redes sociais é muito grande. Ou seja, as redes sociais ganham cada vez mais espaço nesse contexto digital e se provam um meio de comunicação digital eficiente.

Possuir uma página nas redes sociais deixou de ser coisa de empresas grandes há tempos. Comércios pequenos e até lojas de bairro vão conquistando seus espaços nas gigantes redes sociais, e, pouco a pouco, começam a abraçar e atingir seus consumidores modernos que estão espalhados entre tantas tecnologias.

O momento da verdade

Um estudo lançado pela Google em 2012 revolucionou a forma como tratamos a jornada de compra dos clientes. O chamado “primeiro momento da verdade” no marketing teve origem dessa pesquisa, que revelou que seus compradores constroem suas primeiras impressões sobre um produto dentro de 3 a 7 segundos.

Para explicar o conceito do chamado “primeiro momento da verdade” e já pensando nas particularidades do consumidor moderno, a pesquisa revelou que o primeiro passo para criar ou ativar uma necessidade no consumidor é promover algum tipo de estímulo.

Esse estímulo pode acontecer através de diversas maneiras, por exemplo, pode acontecer através de um anúncio. Esse anúncio estimula os consumidores da verdade e os levam a tomar uma primeira ação com base no estímulo que acabaram de receber.

Para que você consiga entender melhor o que acontece no espaço entre o estímulo e o “primeiro momento da verdade”, vou te contar sobre uma hipótese que a própria Google testou sobre como a pesquisa online mudou em muito o processo de pesquisa de um produto.

A pesquisa recebeu respostas de 5 mil consumidores que haviam realizado uma grande compra em algumas das principais categorias do mercado. A intenção do Google era entender quais canais e fontes de informação esses consumidores usaram para basear e tomar as suas decisões.

O resultado da pesquisa apontou que a maioria dos consumidores utilizava a internet para basear sua tomada de decisão! E o que o Google descobriu com essa pesquisa foi o chamado “momento zero da verdade”.

O momento zero da verdade acontece entre o estímulo e o primeiro momento da verdade, ou seja, é a fase onde os compradores estão realizando pesquisas sobre os produtos ou serviços que pretendem comprar. E essas pesquisas influenciam diretamente na decisão de compra!

Essa pesquisa e descoberta só confirmou o poder da internet no que diz respeito a compra e, principalmente, no que diz respeito ao consumidor moderno.

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